terça-feira, 23 de outubro de 2007

Rabiscos para uma liderança possível

A Igreja Evangélica Brasileira passa por uma crise sem precedentes, fato que pode ser facilmente constatado nos veículos de comunicação de massa, que estampam nossas mazelas em todo o país.
As recentes acusações públicas, envolvendo alguns líderes de destaque no cenário evangélico, são provas contundentes de que algo de grave está acontecendo entre nós.
Acredito que um dos fatores que tem minado a força do clero evangélico é a sua auto-suficiência, acreditam que são super-homens ou super-mulheres, que estão acima de qualquer dificuldade e que gozam de “cobertura espiritual” incondicional.
Por causa desta confiança exacerbada muitos entram em declínio espiritual prejudicando a Igreja em que atuam como pastores ou pastoras, manifestando à sociedade um péssimo exemplo de cristianismo e trazendo descrédito para a mensagem do evangelho.
Desconfio que a origem das chagas que tomam conta de uma parte da liderança protestante está na ausência de preparo para desenvolver as funções do pastorado e também a falta de cuidado pastoral para os que exercem o pastoreio.O que fazer então? Penso que é difícil em poucas linhas mapear os caminhos a serem seguidos para recuperar a credibilidade da liderança evangélica nacional., mas é possível rabiscar algumas possibilidades:
1. Diminuir a concentração de poder. Um (a) líder que deseja servir a Cristo com autenticidade não pode ter ganância pelo poder, mas terá prazer em compartilhar suas funções e prerrogativas com outros (as) líderes qualificados (as). Um ministério não pode circunscrever-se a uma única pessoa.
2. Abrir mão dos holofotes. Muitos (as) são os (as) que se perderam no caminho quando se acharam excessivamente importantes para o sucesso do movimento e transformaram ministérios em reino terreno, com projetos megalomaníacos envolvendo grandes somas de dinheiro. Este caminho é perigoso!
3. Compartilhar medos, dores, traumas e ressentimentos. A comunidade não precisa de um Pastor (a) com super-poderes, e sim um ser humano que tem sentimentos e frustrações como qualquer outra pessoa. Mostrar o lado frágil em certos momentos fortalece a figura do Pastor (a).
4. Amar, cuidar e zelar pela família. Não há nada mais importante para alguém que serve a causa do Reino do que estar com os seus em perfeita harmonia e sintonia. Cuidar da família é um dever bíblico de todo aquele (a) que almeja trabalhar para o Senhor. Se um Pastor (a) não consegue ver o rosto de Deus no sorriso maroto de seu filho (a) está em apuros.Se não consegue se surpreender com a beleza e sensualidade de sua esposa (o) está caminhando para a desgraça.
Portanto uma liderança eficaz, que cumpre seu propósito em cooperar com o Reino de Deus, além de refletir sobre as pistas expostas acima, deverá eleger como exemplo Jesus, que: abdicou do status de celebridade, abriu mão do poder mundano e de suas riquezas, se ausentou para estar perto de Deus, amou pecadores a ponto de sentar à mesa com eles em manifestação genuína de amizade, não teve medo de compartilhar sua dor e jamais cedeu a síndrome de homem de aço.

4 comentários:

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

A paz do Senhor, pb. Valdinei Gandra!

Entrando no site café teológico, me deparei com seu artigo,e para minha maior surpresa, me deparei com o endereço de seu BLOG. Fico feliz por conhecer mais um cristão que gosta de escrever e dispor de seus artigos para a leitura dos demais.

Estarei lhe adicionando em meu BLOG, e ainda lhe estendo um convite para paticipar dos blogueiros evangélicos, é só entrar lá www.blogueirosevangelicos.blogspot.com, e pedir para ser adicionado!

Deus o abençoe grandemente!
Vitor Hugo.

Valdinei Gandra disse...

Meu amado,

Muito obrigado pela gentileza do convite. O irmão pode me tratar sem o título de presbítero que não tem nenhum problema.

Estarei nos próximos dias conferindo seu Blog.

Fraternalmente em Cristo.

Valdinei Gandra

Anônimo disse...

Querido professor... e ex-aluno hhehe
Que imensa felicidade de encontrá-lo aqui.
Gostaria muito de conversar com vc, se possivel me envie o seus contatos, cel, fone, email, end.

Grande abraço, seu amigo.

Pastor Paulo Silvério

Anônimo disse...

Ops, esqueci o meu endereço eletronico: mpsministerios@hotmail.com